Uma das razões que leva muitos de nós a acreditar que é necessário um Partido Libertário em Portugal é a profunda incompetência de tudo o que é Estado.
A criação de um Partido é obviamente uma operação que tem que ser feita na estrita observância das regras do Estado, e a única forma de recolher assinaturas de uma forma digital que seja reconhecida pelo Estado é a utilização da Chave Móvel Digital (CMD).
É sabido que nem toda a gente sabe sequer o que é isto da CMD, ou para que serve. Basicamente, é a forma altamente dispendiosa e difícil de utilizar que o Estado Português achou que seria uma forma de “digitalizar” o Cartão de Cidadão, ligando-o a um telemóvel. Uma espécie de MBWay, que substitui o cartão multibanco pelo telemóvel, ou neste caso, o Cartão de Cidadão pelo telemóvel.
Se tens MBWay, o Estado já sabe qual o teu telemóvel, e também quanto tens na conta, portanto CMD é apenas ligar o cartão de cidadão directamente ao telemóvel (obviamente o Estado já tem estes dados todos através das contas bancárias e do teu MBWay).
Como devem calcular, implementar (apenas pela segunda vez em Portugal) um sistema de assinatura automática de um pdf em colaboração com o Estado não é… fácil.
Foram cinco meses de falta de informação, autorizações, carimbos e testes que terminam (quase) hoje, de muito trabalho não remunerado, de muitas noites, discussões e troca de emails com o Estado, para chegar a este ponto.
Em 10 anos, é a primeira vez que o Partido Libertário tem alguma coisa de palpável para mostrar. Orgulhemo-nos disso!
A partir de hoje, 26 de Setembro o site oficial do Partido Libertário tem disponível a recolha de assinaturas online, através de Chave Móvel Digital.
O processo ainda é um pouco complicado, porque tem que passar ainda pelo site do Estado, o que torna todo o processo profundamente complicado, mas mesmo assim eficaz.
Para a próxima semana estará disponível uma segunda versão, que será bastante mais simplificada, e amiga do utilizador (se isso se pode aplicar a qualquer ligação ao Estado). Não está disponível hoje porque… adivinharam, estamos à espera de uma autorização do Estado.
A partir daí será feita uma maior divulgação online, de forma a divulgar o processo ao maior número de pessoas possível.
Até lá, é preciso começar a assinar, e começar a partilhar.
ASSINEM!
PARTILHEM!
PEÇAM PARA PARTILHAR, E PEÇAM PARA PEDIR PARA PARTILHAR!
Estamos perto, vamos formar o Partido Libertário!